fechar

Resumo de novelas

MENU



Antecipação de acontecimentos em Babilônia pode criar barriga

por: Adrien Carlos Duarte em Colunas e críticas das novelas
na data: 28/04/2015 | 08:59

Muito se comentou nesta semana sobre a briga de dois dos autores de Babilônia, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga. O desentendimento aconteceu, pelo que se diz, por ambos discordarem sobre o futuro da trama que patina em audiência no horário nobre. Na última segunda-feira, uma reportagem do UOL causou furor ao noticiar que a novela das nove de menor audiência dos últimos anos estaria sendo reescrita pelo diretor de Dramaturgia da Rede Globo, Silvio de Abreu.

O que sabemos é que desde que a tal Direção de Dramaturgia foi criada na emissora, todos os textos iniciais de novelas são analisados por Silvio, que além de aprovar ou não a gravação das tramas, ainda faz a revisão final de seus primeiros capítulos. O que queremos saber mesmo é se o texto que vimos nesta segunda é mesmo de Silvio de Abreu, já que a Rede Globo nega qualquer troca na autoria da novela. Porém é claro que no episodio desta segunda foi possível notar mudanças mais profundas na narrativa do enredo.

O tom avermelhado da fotografia da novela foi suavizado mais uma vez, o que resultou em cenas mais claras e mais digeríveis. A antecipação de acontecimentos que provavelmente ocorreriam apenas em torno do capitulo 100 da novela, quando acontece a grande virada na maioria das tramas, acabaram sendo revelados ontem. E é aí que reside a grande questão.

Se a novela ainda não chegou ao capitulo 40, e já está sendo alterada desta maneira, e se fatos importantes na amarração final da historia já estão sendo revelados, a novela terá fôlego para sobreviver aos capítulos previstos? Os autores terão de suar muito pra manter no ar uma trama que já revelou a maioria de seus segredos.

As intrigas, que foram jogadas na cara do telespectador tiveram sim, a capacidade de despertar o interesse, mas esse interesse só irá se manter se a novela não criar a famosa "barriga" - aqueles capítulos soltos, feitos só para esticar a duração da novela, que mantêm o público no marasmo focando apenas nos núcleos menos importantes. A possibilidade de encurtar Babilônia já foi levantada, e o autor da sucessora no horário, João Emanuel Carneiro já está alerta de que sua trama Favela Chic, pode ter sua produção adiantada.

Na realidade talvez esta seja a melhor saída, já que é impossível não notar o bom texto da novela e as atuações impecáveis dos atores da trama. Embora não tenha despertado o interesse do público, seja pelos motivos que forem, a trama tem se mostrado bem amarrada, mas pode ser prejudicada justamente no momento em que as primeiras alterações estão surtindo algum efeito em termos de interesse do público. As vezes é preferível ver uma historia mais curta, do que correr o risco de perder o que foi realmente idealizado pelos novelistas.


Comentários
TOPO